🔎 Pesquisas
🔎 O projeto “Bora jogar para aprender: intervenção neuropsicológica no contexto da Covid-19” apresenta uma abordagem inovadora desenvolvida pela equipe da Universidade Federal do Paraná para dar suporte as famílias durante a pandemia. Utilizando jogos e tecnologias de informação e comunicação, o projeto visa promover a educação e desenvolvimento infantil e auxiliar os pais no ensino em casa, durante o período sem aulas. Destaca-se a importância da adaptação às mudanças tecnológicas e da participação ativa dos pais no processo educacional das crianças. O texto ressalta a sobrecarga enfrentada pelas famílias durante o distanciamento social e a necessidade de estratégias de intervenção acessíveis para garantir o bem-estar emocional e cognitivo de todos os membros da família.
📝 Este resumo destaca os principais pontos abordados no projeto e convida os leitores a explorarem em mais detalhes o texto completo, disponível aqui.
🔎 O jogo digital na estimulação neuropsicológica e habilidades leitoras a presente Dissertação é constituída por dois estudos. O primeiro, uma revisão sistemática intitulada “O uso de jogos na reabilitação neuropsicológica: revisão sistemática”. O segundo estudo teórico intitulado “Neuropsicologia do jogo digital e habilidades leitoras” com o objetivo de analisar a influência do jogo digital como instrumento de intervenção neuropsicológica para desenvolvimento de habilidades leitoras em crianças em fase inicial de aquisição da lecto-escrita. A dissertação apresenta uma revisão sistemática sobre o uso de jogos na reabilitação neuropsicológica, destacando a importância dessas tecnologias na potencialização do desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras, sociais e afetivas. Foram selecionados diversos artigos para análise, evidenciando a relevância crescente desse campo de estudo.
📝Para aqueles que tiverem interesse em ler o artigo completo, podem acessá-lo aqui.